ESPAÇO APRENDER

AINDA O COMEÇO...

Falar de Educação é extremamente confuso, porque se você trabalha mesmo, com o conteúdo, vai ter sempre alguém, ou melhor, uma mãe reclamando que você deu muita lição.Elas nos mandam bilhetes, na maioria das vezes ríspidos pois seu filho ou filha está trabalhando demais.
Existe o oposto: se você pega mais leve, é mais "construtivista", a matéria escrita diminui e aí há uma preocupação e a crucificação do professor :"Ela (e) não dá lição nenhuma para o meu filho!" "Não tem lição no caderno..."
Agora eu pergunto: alguém questiona o trabalho de um médico, que lida diretamente com vidas ?
O problema não é questionar o trabalho do professor, pois deve ser questionado sim, mas como o questionamento é feito. Ninguém ´chega desrespeitando um médico, engenheiro, advogado, mas somos questionados se falamos alto, se falamos baixo, se a letra saiu torta, quem foi que derrubou o prato da merenda de seu filho na hora do intervalo.
Recebi um e-mail hoje de uma amiga ( não consta o autor, caso alguém saiba, entre em contato para dar o crédito da autoria):


A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda . Qual é o lucro?

2. Ensino da matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?


3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
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4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa,que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?

6.. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.
Se você consegue ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


Parece que a culpa sempre será dos professores ...


A CULPA SERÁ SEMPRE NOSSA.

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