Serei breve. O caso é esse: uma mamãe foi até a escola para saber se o filho que está na EMEI, já iria para o primeiro ano. Foi orientada que ainda teria mais um ano na EMEI, pois não tinha 6 anos. Ela insistiu, insistiu, insistiu e só se convenceu quando a diretora da escola mostrou a Certidão de Nascimento da criança.
Olhando, a mães ficou espantada e começou achar que havia se confundido.
Esse exemplo serve para que a gente reflita sobre algumas coisas: se a mãe não sabe a idade do filho, como poderá ser útil ao filho no ensino fundamental e na sua vida?
Há um movimento muito grande por parte de um grupo chamado NAPA - NÚCLEO DE APOIO A PAIS E ALUNOS, que brada aos quatro cantos que tudo, mais tudo, o fracasso, o desinteresse e qualquer coisa que o valha, sendo culpa do professor. Para os integrantes desse gueto, somos todos desinformados, carrascos e que a violência dos alunos se justifica.
Mas, nunca se questiona situações como a descrita acima em que a mãe nem sabe que idade tem o filho. Não me venha falar que é porque trabalha. pois todos os professores também trabalham e a maioria tem filho, filho este que é privado da convivência maternal, pois sua mãe saí par ensinar a outras crianças. Não me falem que a população sofre. Todos sofremos no Brasil: sofremos com baixos salários e o que pior ainda com a violência física, corporal e moral que sofremos ao longo do tempo.
Estou disposta a abrir a boca sim. Seja qual grupo for, quero dizer que eu e a maioria dos amigos que tenho são pessoas comprometidas com a educação e não o monte de esterco que uma certa Cremilda acredita que somos. Não sou o lixo que a sociedade quer que eu seja e meus colegas de profissão. Toda profissão possui bons e maus profissionais. Ma denegrir a imagem de uma categoria como acontece com o professor, já passou dos limites e vou denunciar sim, todo descaso que vivenciar de mãe que não sabe nem como o filho nasceu e cobra do professor a obrigação de cuidar do ser que veio ao mundo por obra do acaso.
Não saber a idade de filho também fere o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE e para tanto mãe e pai também deveria ser levado aos Conselhos Tutelares por abandono de incapaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário