Saída. A mãe vem buscar a filha e resolvo alertá-la de que a criança está tendo bastante dificdade em aprender a escrever seu primeiro nome, coisa que seus colegas todos já fazem. Pára. Sei que cada criança tem seu ritmo, vivências e toda uma bagagem fora da escola.
Chama-me atenção o fato de não entender o que a criança fala. Relato tudo isso para a mãe.Qual não foi minha surpresa, a mãe me diz que os outros dois filhos tem o mesmo problema, sendo que o mais veho está na quarta série não lê e não escreve direito. ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
É assim que fico. Se o que está na quarta não sabe, a irmã que está na terceira não escreve, qual será o futuro da Joaquina ? Claro, serão os professores que não sabem dar aulas interessantes para sensibilizar a criança. Massssssssssssssssssssss, e a santa família ? Se há privação cultural, falta de letramento, um pobre repertório de leitura, que milagre eu e meus colegas de profissão poderemos fazer ?
Aí vem os gurus da Educação com blá blá blá.
O fato é que a Educação necessita de resultados EFICIENTES, EFICAZES E EFETIVOS, elementos esses que há muito não existe.
Quando estava na faculdade de Pedagogia, a CARTILHA, principalmente a CAMINHO SUAVE, foi execrada como malfeitora de leitores. Pois bem, jogou-se a cartilha no lixo? O que veio ? O Que é isto que está aí ? Esses pais já são frutos daquilo que enganosamente chamam de Construtivismo. O Construtivismo é sim fruto de estudos criteriosos, porém, há mais de 20 anos, ele nos foi imposto de maneira errada. Achou-se que não era necessário dar exercícios, como aquele que tivemos de ortografia e gramática por exemplo. Transformaram algo tão sério como válvula de escape para governos isensíveis à Educação. Não somos tradicionais, nem construtivistas, somos bonecos nas mãos de quem planeja política educacionais.
Voltando a minha aluninha, haverá sim um professor culpado pelo problema familiar, não enxergado pela família. Por mais que preparemos aulas, se não houver disponibiidade dessa criança a aprender, tendo a família como parceira, seremos culpados por duas desgraças: a da criança e da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário